Autoria de Yasmin Borges
O que é a robótica para você?
Muitos responderiam: “Uma competição entre robôs na qual o melhor e mais forte vence.’’ Porém, a robótica educacional aliada à competitiva é muito mais que isso, além dos torneios que ocorrem durante o ano, a robótica me proporcionou um vasto desenvolvimento pessoal e profissional, adquiridos ao longo da minha participação na equipe.
Para começar, nós temos como princípio o Gracious Professionalism (Trabalho Gracioso) que nos diz para trabalharmos da melhor forma, sempre empenhados e com as Soft Skills (habilidades socioemocionais) sempre instigadas. Dessa forma, somos expostos a diversos problemas para os quais precisamos encontrar soluções rápidas e eficazes, aprendendo que a melhor forma de trabalho é o trabalho em equipe. Assim, somos incentivados a fazer novas descobertas e inovações, outrossim, sermos inclusivos e nos divertir.
Além do mais, as escolas que incluem a robótica educacional em sua grade curricular destacam-se entre as demais, uma vez que os alunos adquirem habilidades técnicas valiosas, tais como programação, engenharia, desenho técnico, marketing, finanças e outras competências essenciais.
Somente através da robótica eu pude desenvolver habilidades que nem eu sabia que tinha, como manusear uma cortadora a laser, gerenciar projetos, criar e editar designs, melhorar minha escrita, apresentação e habilidades socioemocionais como o nervosismo, trabalho em equipe e a diligência.
Por fim, visando a inclusão e igualdade de gêneros, a robótica permite que meninas ocupem lugares de predominância profissional masculina. Nesse espaço, nós temos a oportunidade de sermos reconhecidas por nossos talentos e habilidades relacionadas a área STEAM. Sendo assim, a minha opinião é de que se envolver em algo relacionado a robótica ou a área STEAM é essencial para o nosso desenvolvimento humano!
Comments