top of page

MULHERES MEMORÁVEIS: MARIA MONTESSORI




Autoria de Arianne Pires


“As pessoas educam para a competição e esse é o princípio de qualquer guerra. Quando educarmos para cooperarmos e sermos solidários uns com os outros, nesse dia estaremos a educar para a paz.”

Hoje falaremos de uma educadora, pesquisadora, pedagoga e até mesmo médica, que viveu na Itália desde 1870 até 1952. Desde muito jovem, manifestou interesse pelas matérias científicas, principalmente matemática e biologia, Maria queria ser médica, conflitando com seus pais, que sempre sonharam que ela se tornasse professora.

Mesmo indo contra a expectativa dos seus pais e formando-se na Faculdade de Medicina da Universidade de Roma "La Sapienza", sendo assim uma das primeiras mulheres a se formar médica na Itália, Montessori sempre foi uma menina que amava a educação e as crianças. Após sua formatura, não pode exercer como médica, pois na época não se admitia uma mulher examinando o corpo de um homem. Então iniciou um trabalho com crianças com necessidades especiais na clínica da universidade, vindo posteriormente dedicar-se a experimentar em crianças.

Ela sempre destacou a importância da liberdade, da atividade e do estímulo para o desenvolvimento físico e mental das crianças. Foi a criadora do Método de Ensino Montessoriano, que continua em alta a décadas e é bastante utilizado até os dias de hoje, tanto por escolas públicas quanto privadas. Maria Montessori acreditava que nem a educação nem a vida deveriam se limitar às conquistas materiais. Os objetivos individuais mais importantes seriam: encontrar um lugar no mundo, desenvolver um trabalho gratificante e nutrir paz e densidade interiores para ter capacidade de amar.


Ok, mas como esse método funciona?


De forma geral, o método Montessori: “Procura formar as crianças para a vida, saindo da esfera conteudista do ensino tradicional. Seu foco está em desenvolver os alunos, abrangendo suas competências sociais, emocionais e intelectuais.”

Podemos perceber que ela priorizava que as crianças aprendessem diretamente com a natureza, assim levariam em conta como nosso mundo é precioso e que devemos cuidá-lo. O professor assume o seu papel através da observação da criança, com o objetivo de auxiliá-la e propiciar meios para que ela se desenvolva de maneira integral e eficaz, partindo de três princípios básicos: a liberdade, a individualidade e a atividade, assim constituindo uma educação para a vida.

Alguns pilares educacionais importantes para ela são: autoeducação, educação como ciência, ambiente preparado, criança equilibrada e adulto preparado.

Foi escritora de diversos livros, como por exemplo, “Pedagogia Científica: A Descoberta da Criança” e o próprio “ The Montessori Method”.

Após ter que fugir de várias guerras e opressões, Maria viajou por diversos países do mundo lecionando e divulgando o Método Montessori. Faleceu aos 91 anos, deixando para gerações futuras um legado imenso e extremamente importante para a educação mundial.



REFERÊNCIAS:

wikipedia - Maria Montessori

ebiografia



10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page