top of page

Carta para uma pequena cientista



Autoria de Gabriela Valente


Querida pequena cientista,


É com imenso carinho e admiração que venho até você através desta carta. Quero compartilhar algumas reflexões sobre o seu futuro, na esperança de que essas palavras possam ser um guia gentil em sua jornada. Entendo que pensar no futuro pode ser exaustivo, especialmente para alguém tão jovem como você. No entanto, saiba que cada passo que você está dando agora está construindo o caminho para um amanhã extraordinário.


Percebo a coragem que você demonstra ao abraçar o desejo de se tornar uma cientista. É uma escolha inspiradora, especialmente em um mundo que nem sempre incentiva garotas a seguirem essa paixão. Parabéns por escolher este caminho empolgante e desafiador!


Embora não haja um manual definitivo para trilhar na ciência, você já entende a importância dos ingredientes essenciais: curiosidade, proatividade, atenção, paciência, perseverança, dedicação e organização.


Uma verdade essencial é que a jornada da ciência representa um contínuo aprendizado. E nos seus olhos, vejo um brilho que emerge quando você se dedica a explorar os segredos do universo. É possível visualizar você navegando entre as estrelas, desvendando mistérios cósmicos e formulando equações e teorias. Seja na astronomia, ao compreender os movimentos estelares, na biologia desvendando a diversidade da vida, ou na física explorando as forças que regem o espaço-tempo. As fronteiras que você pode desbravar se estendem também à saúde, criando medicamentos revolucionários, ou decifrando os enigmas do cérebro humano, assim como na ciência da computação desenvolvendo algoritmos inovadores.


Certamente, com essas possibilidades amplas, momentos de dúvida, ansiedade e até medo podem surgir. Quero te assegurar que é perfeitamente normal sentir essas emoções. O futuro é um território vasto, e enfrentar o desconhecido pode ser desafiador. Contudo, lembre-se de que o medo não é o fim; ele é um lembrete de que você está trilhando um caminho corajoso que as pessoas mais notáveis também percorreram.


Não quero iludir você com a promessa de uma estrada sem obstáculos. A jornada para o sucesso é como um enredo complexo, semelhante ao filme "Estrelas Além do Tempo". Aquele filme nos mostrou como Katherin, Dorothy e Mary superaram desafios em suas vidas. Hoje, avançamos graças a estas mulheres à frente do seu tempo e a muitas outras, mas é inegável que ainda persistem barreiras!


Nos momentos em que você se deparar com essas barreiras, seja forte e corajosa. Seu sonho e paixão será o seu amuleto da sorte na caminhada. Eu posso te assegurar que sua dedicação vai valer a pena.


Querida cientista, você tem um mundo inteiro à sua frente, repleto de maravilhas a descobrir e desafios a superar. Abrace a jornada com confiança, sabendo que a sua determinação e curiosidade serão suas melhores aliadas. Continue a explorar, aprender e sonhar, pois você tem todo o potencial para se tornar uma cientista incrível e moldar um futuro brilhante!


Conte conosco, na rede STEM Para Minas, uma rede de apoio de garotas para garotas, onde você terá um espaço seguro para te ajudar com o que for preciso na sua caminhada :)


Com amor,


Gabriela Valente,

Uma pequena / grande cientista.


33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page