top of page

Começar uma Iniciação Científica (4 passos)




Para você que seguidora do STEM, queremos te dar algumas dicas de ouro sobre como começar uma Iniciação Científica, a porta de entrada para uma carreira acadêmica:


1)Determine que tema, dentro da sua área de interesse, você gostaria de pesquisar sobre. Ex: pesquisar sobre ondas gravitacionais originadas no Big Bang (área: Astronomia).

Uma vez que tiver o tema definido, passe a procurar por centros de pesquisa em universidades que trabalham com sua área de interesse.

Geralmente sites de universidades exibem os nomes dos professores/pesquisadores que fazem parte de certo departamento, e você pode dar um Google e fazer a famosa “stalkeada” pra entender que tipos de trabalho eles já desenvolveram e se estão dentro do tema que você busca.

2)Uma vez feito isso, você pode tentar um contato por email (que geralmente também é disponibilizado), contando um pouco sobre você e que gostaria de começar uma iniciação científica em alguma área ou se há algum trabalho em desenvolvimento que ela(e) precisa de ajuda - professores amam ter alguém pra ajudar eles com algum projeto em andamento! E você pode utilizar o template de email abaixo


Olá, prof. [nome da professora]


Meu nome é [ ] e sou [estudante do ensino médio, técnico em x, graduação em y, se descreva!] e tenho bastante interesse em área z.


[em um outro parágrafo, você pode contar também sobre suas experiências extracurriculares que você considera relevante para a/o professora saber sobre.]


Procurando em [site da instituição em que você achou sobre ela(e)], encontrei seu nome e analisei seu currículo Lattes, e vi que a/o Sr(a) já desenvolveu trabalhos em x, temática que gostaria de explorar mais e potencialmente trabalhar com isso no futuro.


Por isso, gostaria de saber se teria alguma vaga como assistente de pesquisa ou até em uma iniciação científica voluntária disponível em seu grupo de pesquisa. Tenho certeza que seria uma experiência de muita significância para meu currículo e muito me ajudaria na carreira que desejo seguir.


Prometo dar o meu melhor e desde já agradeço pela seu tempo!


Atenciosamente,

[seu nome]


3)Não se preocupe se a IC vai ser, inicialmente, com ou sem bolsa, a experiência vai ser muito útil e uma IC voluntária é um caminho para conseguir uma bolsa de pesquisa!

Não se limite a apenas instituições na sua cidade/estado, seja ambiciosa! Explore universidades por todo o país - e quem sabe, mundo - e até mesmo organizações sociais que buscam incentivar a pesquisa científica, seguem alguns exemplos abaixo:

  • Instituto Serrapilheira

  • Cientista Beta

  • Clubes de Ciência Brasil

  • Abric (Associação Brasileira de Incentivo à Ciência)

  • FBJC (Feira Brasileira de Jovens Cientistas)

  • Iniciativa Proxima

  • Yo Cientificx

  • 500 Women Scientists

Materiais desenvolvidos pelo Cientista Beta para ajudar jovens do ensino médio a começarem um projeto científico:



4)Uma outra sugestão é participar de Hackathons e Desafios, onde você tem a chance de desenvolver uma ideia (geralmente muito atrelada à tecnologia) e ainda conhecer muitas pessoas e organizações - o famoso networking ;).


Desejamos boa sorte com tudo!



Escrito por Aline Guimarães, diretora do ElaSTEMpoder


133 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page