top of page

Quem foi Hedy Lamarr? A atriz de Hollywood que foi apelidada de "Mãe do wi-fi"?

Mais sobre a incrível, porém cheia de dificuldades e preconceitos, história de Hedy Lamarr. Como a atriz contribuiu desenvolvendo a base do sistema para celulares e conexão Wi-Fi?🤔


Você poderia imaginar que seu celular e a conexão via Wi-Fi existem hoje pela contribuição especial de uma estrela de Hollywood? Quem foi Hedy Lamarr?


Sua infância:

Hedy Lamarr nasceu em Viena em 1914, possuía ascendência judia e desde pequena recebeu uma educação excepcional. Além diss

o, aos 5 anos de idade ela foi encontrada desmontando e remontando sua caixa de música para entender como ela funcionava.


Sua trajetória:

Lamarr foi uma atriz muito famosa, principalmente por conta de seu papel polêmico em “Êxtase”; Ela foi cientista e durante a Segunda Guerra Mundial ela inventou, em parceria com George Anthiel, um aparelho de interferência em rádio para despistar os radares nazistas.

E como isso foi recebido pela comunidade científica naquela época?

Sua invenção foi rejeitada pelo Conselho Nacional de Inventores, só passou a ser utilizadana Crise dos Mísseis.A partir da ideia de Hady diversas tecnologias de comunicação foram criadas e é por esse motivo que a cientista é conhecida como a “mãe do telefone celular” ou “mãe do Wi-fi”.


E aí, gostou? se inspirou? Então já compartilha essa postagem pra aquela amiga que, assim como Hedy, tem muito potencial para contribuir com a ciência.


REFERÊNCIAS Hedy Lamarr: estrela de Hollywood e mãe do wi-fi. Disponível em: <https://www.ime.unicamp.br/~apmat/hedy-lamarr/. >




7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page