top of page

NheengatuApp: Primeiro Aplicativo para ensinar um idioma indígena brasileiro


Para a preservação das línguas indígenas do Brasil, Suellen Tobler desenvolveu o Nheengatu App, que se tornou o primeiro aplicativo feito para ensinar um idioma indígena brasileiro. O aplicativo oferece uma variedade de exercícios, palavras e frases com áudios gravados por George Borari, professor de Nheengatu da Escola Indígena Borari de Alter do Chão, no Baixo Tapajós.


Mas como isso começou?


Suellen Tobler recebeu o livro "Nheengatu Tapajowara" da professora Dailza Araújo, e ao perceber as semelhanças entre o Nheengatu e o alemão, Tobler decidiu buscar cursos de línguas por aplicativos, mas não encontrou nenhum voltado para línguas indígenas brasileiras, apenas aplicativos da Bíblia Judaico Cristã traduzida para várias línguas indígenas. O Nheengatu, originário do tronco linguístico tupi - tendo também algumas influências pelo português -, ficou conhecida como "língua geral Amazônica". O aplicativo foi lançado em outubro de 2021 com o apoio da Lei Aldir Blanc e da Secretaria de Cultura do Pará. Ele já tem sido utilizado em salas de aula de escolas indígenas no Baixo Tapajós, demonstrando sua eficácia na preservação e transmissão da língua indígena brasileira.


Com o sucesso do Nheengatu App, outras comunidades indígenas se inspiraram para procurar soluções semelhantes para suas próprias línguas, resultando em dois aplicativos que estão sendo desenvolvidos. O aplicativo está disponível para download no site: Nheengatu App (nheengatu-app.web.app).

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page