Por Gabriela Valente
Design: Jovanna Catunda
Introdução: gamificação como técnica de aprendizagem
Com a evolução da tecnologia, novas técnicas têm sido desenvolvidas para tornar o processo de aprendizagem mais atraente e efetivo. Uma dessas técnicas é a introdução de elementos lúdicos em processos de aprendizagem, também conhecida como "gamificação", que consiste em usar elementos de jogos em contextos que não são necessariamente jogos.
Essa abordagem tem sido amplamente utilizada na educação nos últimos anos, tornando o aprendizado mais divertido e motivador, e hoje vamos falar um pouco mais sobre ela para vocês.
Recompensas: elemento - chave da gamificação bem-sucedida
Oferecer recompensas é uma forma de incentivar o comportamento desejado em qualquer ser humano, e isso inclui o aprendizado e dedicação em diversas áreas. Quando uma pessoa recebe uma recompensa por uma conquista, isso gera uma sensação de satisfação e motivação, que pode levá-la a buscar mais desafios e se dedicar ainda mais.
Um dos principais elementos da gamificação bem-sucedida é o uso de recompensas. Ao invés de apenas estudar, os alunos são convidados a participar de atividades que envolvem desafios e recompensas, como se estivessem jogando um game. Ao fornecer às pessoas recompensas por suas realizações, eles são mais propensos a permanecer motivados e interessados no que está sendo proposto a realizar a fim de concluir uma etapa, ou uma ‘fase’ com sucesso.
As recompensas podem ser qualquer coisa, desde prêmios tangíveis, reconhecimento verbal ou até mesmo recompensas virtuais, como pontos, troféus, crachás ou posições em placares. Essas recompensas podem ajudar a motivar os alunos a entregarem o melhor de si.
Gamificação na educação: exemplos de aplicação
Imagem: https://axerosolutions.com/blog/the-psychology-of-gamification-in-the-workplace
Há várias maneiras de aplicar a gamificação na educação, como a criação de jogos que estimulem o aprendizado, quizzes, jogos de tabuleiro e jogos digitais, ou o uso de elementos de jogos em atividades que já fazem parte do currículo escolar, como provas e trabalhos.
A gamificação também pode ser usada para incentivar a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos. Por exemplo, uma turma pode ser dividida em grupos e cada grupo recebe uma missão diferente, que deve ser cumprida em conjunto. Ao final, os grupos recebem pontos de acordo com o desempenho e o grupo vencedor ganha uma recompensa.
Além disso, esta técnica de ensino não é exclusiva para crianças e adolescentes. Ela pode ser aplicada em qualquer nível, desde a educação infantil até a pós-graduação. Muitas empresas também estão adotando a gamificação como forma de incentivar os seus funcionários a engajarem com iniciativas e a manterem suas atividades em dia.
Exemplos de plataformas que utilizam gamificação: Kahoot, Scratch, Duolingo, Wattpad e Discord
A gamificação pode ser aplicada em diversas áreas, como educação, linguagem, leitura e comunicação. Alguns exemplos de como a gamificação pode ser utilizada incluem:
Kahoot:
O Kahoot é uma plataforma online gratuita que permite criar perguntas de múltipla escolha e recompensa os usuários com um pódio no final. É amplamente utilizado como ferramenta educacional em salas de aula, para tornar o aprendizado mais interativo e envolvente. A plataforma pode ser personalizada de acordo com a disciplina e idade dos alunos, permitindo que os professores criem jogos educacionais adaptados às necessidades de seus alunos.
Imagem: https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/2019/03/como-usar-o-app-kahoot-para-aprender-ingles-de-um-jeito-divertido.ghtml
Scratch:
O Scratch é uma plataforma desenvolvida pelo MIT que ajuda as pessoas a aprenderem programação de forma divertida e intuitiva, sem precisar escrever código. O objetivo da plataforma é incentivar a criatividade e a colaboração entre seus usuários, permitindo que eles criem projetos interativos, jogos, animações e histórias em equipe. Scratch é uma ferramenta poderosa para aprender habilidades de programação, além de promover o pensamento crítico e a resolução de problemas.
Imagem: https://www.usabilidoido.com.br/como_ensinar_uma_crianca_a_programar_com_scratch.html
Duolingo:
O Duolingo é um aplicativo que utiliza elementos de jogos para tornar o aprendizado de idiomas mais divertido e eficaz, oferecendo recompensas e desafios aos usuários. O aplicativo é projetado para parecer um jogo, onde os usuários podem ganhar pontos a cada lição concluída e subir de nível à medida que progridem. Além disso, os usuários também podem competir contra outros jogadores para ver quem aprende mais rapidamente. O Duolingo utiliza uma forma de recompensa onde os usuários podem publicar em suas redes sociais quantos dias consecutivos eles estão estudando um idioma, o que costuma motivar as pessoas a entrarem e fazerem suas lições.
Imagem: https://www.likeparadise.com.br/2019/02/como-aprender-idiomas-pela-internet-com-duolingo.html
Discord:
O Discord é uma plataforma de comunidades que utiliza técnicas de gamificação, como recompensas e rankings, para incentivar a interação e o engajamento dos usuários. O Discord utiliza um sistema de recompensas, como emblemas e medalhas, que são concedidos aos usuários por sua atividade e contribuição na comunidade. Além disso, a plataforma também utiliza níveis de acesso e rankings, o que incentiva a interação e o engajamento. Essas técnicas ajudam a criar um senso de pertencimento e fidelidade à plataforma, além de tornar a experiência muito mais divertida.
Imagem: comunidade Discord Stem para Minas
Gamificação como estratégia consciente e planejada
Em resumo, a gamificação tem se mostrado uma técnica promissora para aumentar o engajamento e a motivação em diversas áreas, principalmente na educação. Com a evolução da tecnologia, plataformas e aplicativos que utilizam a gamificação têm surgido e vem tornando o aprendizado mais divertido e efetivo, estimulando o desenvolvimento de habilidades importantes. Ou seja, utilizar dessa técnica pode ser uma ferramenta valiosa quando utilizada com propósito e planejamento adequados. ;)
Referências:
https://www.ludospro.com.br/blog/o-que-e-gamificacao
Comments