Autoria de Yasmin Borges
“Com maior popularidade em instituições de ensino estrangeiras, a metodologia STEM que significa Science, Tecnology, Engieering and Matematics, respectivamente, Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, nada mais é do que um currículo multidisciplinar de instituições de ensino, aplicado no nível básico de ensino ou superior. Apesar de parecer algo mega revolucionário e de grande imersão tecnológica, o STEM é muito mais simples e fácil do que você pode imaginar. Basicamente, se trata da mistura destas áreas do conhecimento que resultam em uma abordagem de aprendizado criativa e consequentemente muito mais divertida também.” (Educa Mais Brasil-22/09/2022)
Então, nesse texto você irá encontrar três formas de participar ativamente desse meio tão diversificado e que nos proporciona diversos benefícios. São alguns exemplos: a criatividade, a capacidade de inovação, a criticidade, a socialização, habilidades emocionais, o foco, entre outras competências dos educandos.
Número 01_ Olimpíadas nacionais e internacionais
As olimpíadas são uma das formas de colocar em prática nossos conhecimentos teóricos e nos estimular a resolver questões que desafiam o nosso conhecimento.
Exemplos:
OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) uma avaliação que abrange diferentes conteúdos de Matemática lógica e cálculos.
ONC (Olimpíada Nacional de Ciências), que é a principal representante do eixo interdisciplinar. Em cada questão, os estudantes são convidados a mobilizar seus conhecimentos sobre Astronomia, Biologia, Física, História e Química para chegar à resposta.
OIL (Olimpíada Internacional de Leitura) Iniciativa que busca avaliar e fortalecer a compreensão de leitura das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental.
Número 02_ Hackathons
Hackathon é um evento que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software para uma maratona de programação, cujo objetivo é desenvolver um software ou solução tecnológica que atenda a um fim específico.
Exemplos:
Hack Mundo: possui como objetivo introduzir meninas a tecnologia na prática por meio da resolução de um problema na sua comunidade que esteja conectado a UM ou MAIS dos objetivos 1, 3, 4, 5 e 13 de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Building the Future por Microsoft e Galp: A Microsoft desafiou os participantes com não apenas uma, mas cinco categorias diferentes de inovação, que vão desde transformar carros estacionados em fontes de receita para proprietários, projetando infra-estrutura para veículos de mobilidade elétrica compartilhada, até mesmo usando tecnologia de blockchain para aplicações de mobilidade.
Número 03_ Ações voluntárias
Exemplos:
Robótica competitiva: Existem diversos torneios de robótica competitiva e todos eles visam incentivar jovens a pensar de forma criativa, eficiente, lúdica e prática de modo a preparar os participantes para a vida e para o mercado de trabalho.
Time STEM para Minas: Dentro do time STEM para Minas você pode se integrar como escritora, designer, coordenadora de ações e oportunidades, diretora geral, dentre outras funções. A STEM para Minas tem o objetivo de levar oportunidades do mundo científico para mulheres e garotas com intuito de diminuir a desigualdade de gênero no Brasil. São possibilidades expostas no âmbito da pesquisa científica, nas olimpíadas de conhecimento, nas empresas de tecnologia, nos cursos de exatas, biológicas, tecnológico e nas engenharias, assim como nos ambientes de trabalhos ditos masculinos.
Voluntário Campus Party: incentivar e promover atividades e projetos nas áreas cultural, educacional e de inclusão digital de forma gratuita.
Fontes:
O que significa STEM e por que isso é tão importante? | Educa Mais Brasil4 Exemplos de hackathons organizados por empresas - TAIKAI
Comments