top of page

Como participar ativamente de iniciativas STEM




Autoria de Yasmin Borges


“Com maior popularidade em instituições de ensino estrangeiras, a metodologia STEM que significa Science, Tecnology, Engieering and Matematics, respectivamente, Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, nada mais é do que um currículo multidisciplinar de instituições de ensino, aplicado no nível básico de ensino ou superior. Apesar de parecer algo mega revolucionário e de grande imersão tecnológica, o STEM é muito mais simples e fácil do que você pode imaginar. Basicamente, se trata da mistura destas áreas do conhecimento que resultam em uma abordagem de aprendizado criativa e consequentemente muito mais divertida também.” (Educa Mais Brasil-22/09/2022)

   Então, nesse texto você irá encontrar três formas de  participar ativamente desse meio tão diversificado e que nos proporciona diversos benefícios. São alguns exemplos: a criatividade, a capacidade de inovação, a criticidade, a socialização, habilidades emocionais, o foco, entre outras competências dos educandos. 


Número 01_ Olimpíadas nacionais e internacionais

As olimpíadas são uma das formas de colocar em prática nossos conhecimentos teóricos e nos estimular a resolver questões que desafiam o nosso conhecimento. 


 Exemplos: 


  • OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas)  uma avaliação que abrange diferentes conteúdos de Matemática lógica e cálculos.

 

  • ONC (Olimpíada Nacional de Ciências), que é a principal representante do eixo interdisciplinar. Em cada questão, os estudantes são convidados a mobilizar seus conhecimentos sobre Astronomia, Biologia, Física, História e Química para chegar à resposta.


  • OIL (Olimpíada Internacional de Leitura) Iniciativa que busca avaliar e fortalecer a compreensão de leitura das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental.

Número 02_ Hackathons

Hackathon é um evento que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software para uma maratona de programação, cujo objetivo é desenvolver um software ou solução tecnológica que atenda a um fim específico. 


Exemplos:


  •  Hack Mundo:  possui como objetivo introduzir meninas a tecnologia na prática por meio da resolução de um problema na sua comunidade que esteja conectado a UM ou MAIS dos objetivos 1, 3, 4, 5 e 13 de Desenvolvimento Sustentável da ONU.


  • Building the Future por Microsoft e Galp: A Microsoft desafiou os participantes com não apenas uma, mas cinco categorias diferentes de inovação, que vão desde transformar carros estacionados em fontes de receita para proprietários, projetando infra-estrutura para veículos de mobilidade elétrica compartilhada, até mesmo usando tecnologia de blockchain para aplicações de mobilidade. 


Número 03_ Ações voluntárias

Exemplos:


  • Robótica competitiva: Existem diversos torneios de robótica competitiva e todos eles visam incentivar jovens a pensar de forma criativa, eficiente, lúdica e prática de modo a preparar os participantes para a vida e para o mercado de trabalho.


  • Time STEM para Minas: Dentro do time STEM para Minas você pode se integrar como escritora, designer, coordenadora de ações e oportunidades, diretora geral, dentre outras funções. A STEM para Minas tem o objetivo de  levar oportunidades do mundo científico para mulheres e garotas com intuito de diminuir a desigualdade de gênero no Brasil. São possibilidades expostas no âmbito da pesquisa científica, nas olimpíadas de conhecimento, nas empresas de tecnologia, nos cursos de exatas, biológicas, tecnológico e nas engenharias, assim como nos ambientes de trabalhos ditos masculinos.


  • Voluntário Campus Party: incentivar e promover atividades e projetos nas áreas cultural, educacional e de inclusão digital de forma gratuita.




Fontes: 


76 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page