top of page

Astronomia: Explicando por que a Terra não é plana


Por Arianne Pires


Não podemos negar que um dos delírios da galera negacionista foi acreditar e espalhar para o mundo que a Terra não é redonda, sabemos que ela não é. Mas por quê?


Para explicar isso teremos que voltar para o passado, mais ou menos em 330 a.C. Pitágoras já suspeitava que o formato do planeta era cilíndrico. Mas foi o cientista Eratóstenes com apenas uma estaca, uma longa caminhada e muita inteligência quem botou pela primeira vez a “mão na massa” a 2.100 anos atrás para concluir uma resposta para essa questão tão importante.


E como ele fez isso?

Bom, em um certo dia ele percebeu que ao meio dia na cidade de Siena o Sol ficava exatamente no topo do céu formando um ângulo reto com o solo, entrando diretamente em um poço no chão. Porém, na cidade de Alexandria, que ficava à alguns kms de Siena isso não acontecia, ele cravou uma estaca e percebeu que ela estava projetando sombra, após alguns cálculos ele descobriu o ângulo da sombra, que era 7,2°e mais afrente descobriu a circunferência da Terra, assim, confirmando que o formato da Terra era circular e refutando a Teoria da Terra Plana.


Funcionou mais ou menos assim:


Um dado interessante é que o resultado que Eratóstenes obteve foi de 39.250 km de circunferência, hoje, com toda nossa tecnologia avançada, sabemos que a circunferência da Terra é de 40.075 km de extensão. O que é incrível, pois em uma época tão distante e com poucas ferramentas ele chegou a esse resultado com uma baixíssima taxa de erro.


Ok, mas não é só com isso que provamos que a Terra não é plana, aqui vão algumas provas super simples e que podemos ver com nossos próprios olhos.


  • A Lua: As fases da Lua são causadas pela sombra da Terra projetada em sua superfície, por isso a Lua fica com esse formato de banana, justamente por que a Terra não é plana!


Imagem: Folha de São Paulo - UOL


  • Eclipses: Quando ocorrem esses eventos fascinantes, podemos observar também a sombra da Terra sendo projetada, funcionando da mesma forma que as fases da Lua.

Aqui uma imagem real do eclipse de maio de 2021:




E aqui uma demonstração de como seria um Eclipse da Terra plana:


  • Os Arco-íris: Eles têm o formato de arco que vemos justamente causado pela CURVATURA do planeta Terra.

Aqui uma foto comum de um arco-íris:


Imagem: PIxabay


E aqui como ele seria caso essa Teoria fosse real:


  • Outros Planetas: Podemos literalmente ver com nossos próprios olhos os planetas que estão à nossa volta, tiramos fotos detalhadas deles e os observamos por meio de telescópios. Vemos que eles são redondos com toda a certeza do mundo, agora, porque apenas a Terra seria diferente?

1. Foto tirada recentemente do Planeta Vênus, o mais próximo da Terra.




2. Foto do Planeta Netuno, o mais distante da Terra, tirada em agosto de 1989 pela Voyager 2.


  • Nós:

E por último mas não menos importante, temos nossas incríveis fotinhas da Terra. Podemos ver elas diariamente no instagram da Nasa, da ISS entre outros. Algumas dessas belezinhas:







Assim, concluímos que existem diversas maneiras de refutar uma Teoria tão absurda como a da Terra Plana, e elas nem precisam de muito esforço para serem entendidas. A nossa casa já é maravilhosa da maneira que ela é, não precisamos inventar nada para ela ser mais incrível.

E lembre-se: “Alegações extraordinárias merecem explicações extraordinárias.” -Carl Sagan




FONTES



14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page